Estamos na era do networking

Guia Vida - 11/08/2020

Estamos na era do networking

Se você é do mundo dos negócios, certamente já ouviu a palavra Networking, mas, tem extraído o máximo daquilo que um bom networking pode proporcionar?

Embora o conceito de networking não seja algo novo para empresas, empresários, empreendedores e aconistas, nos dias atuais essa ação vem ganhando um significado importante e muito mais amplo.

Networking nada mais é do que o desenvolvimento de uma rede de contatos qualificados, estabelecida ao longo da nossa trajetória pessoal ou profissional, sendo fundamental para nos auxiliar no alcance de objetivos. Seja através de informações relevantes, relacionamentos, visibilidade, entre outros inúmeros fatores.

Essa rede de contatos pode ser desenvolvida por diversos perfis diferentes, desde familiares, amigos, colegas de trabalho, profissionais diversos, colegas de universidades, professores ou qualquer pessoa com interesses em comum, que possam compartilhar seus conhecimentos, experiências e trajetórias de vida.

Para desenvolver essa rede de contatos é importante definir objetivos comuns, ou seja, qual será o ponto que ligará essas pessoas e dessa forma estabelecer uma comunicação entre elas. 

É importante entender que um bom networking só se sustentará, se uma relação de interdependência for estabelecida. Cada pessoa tem um papel importante e fundamental nesse universo, assim sendo, receber e doar é o que manterá essa rede sólida e sadia.

Há uma teoria que diz: O mundo inteiro está a apenas seis pessoas de distância. Essa teoria foi publicada após um estudo de psicologia de 1967, The small world problem (“O problema do mundo pequeno”).

Segundo essa teoria, com seis laços de amizade podemos conectar qualquer pessoa do mundo, desde de um presidente da república à um morador de rua.

Ou seja, com um bom networking podemos chegar a qualquer lugar. Assim sendo, que tal estabelecer a sua rede de contatos?

Ederson Carvalho - Agência Aix.

Veja mais

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0